Aos 61 anos, Dona Marleide, colaboradora terceirizada do Tiradentes Innovation Center, usou a criatividade para ajudar sua cadelinha Chay, de 14 anos, que enfrentava dificuldades para andar devido à idade avançada. Inspirada por uma reportagem sobre um caso semelhante, e movida pelo desejo de proporcionar mais conforto à sua pet, Marleide desenvolveu um inovador suporte com materiais simples usados em obras feitas em sua casa.
Após pesquisar no YouTube, Marleide criou um andador utilizando canos de PVC e rodas compradas. Embora a ideia fosse simples, o processo de medir e cortar as peças corretamente apresentou desafios. Para finalizar, contou com o auxílio do Tiradentes Fab Lab, laboratório de prototipagem do Tiradentes Innovation Center, garantindo que o suporte ficasse funcional e visualmente adequado.

“Amar e cuidar dos animais é um dos maiores prazeres da vida. E que o amor e cuidado permaneçam quando a velhice chegar”, afirma Dona Marleide.
Este projeto não é apenas uma história de carinho e dedicação, mas também um exemplo de como espaços de inovação, como o Fab Lab, podem ser fundamentais para a realização de sonhos, por meio do uso consciente de materiais e ferramentas.
A história de Dona Marleide e Chay mostra que, com amor e perseverança, é possível fazer a diferença!