Tiradentes Innovation Center

Informações educacionais produzidas por órgãos multilaterais e por instituições do terceiro setor

  1. Home
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Observatório da Educação Tiradentes...
  6. /
  7. Informações educacionais produzidas por...

QEdu

– QEdu

QEdu é uma plataforma que contém os principais dados da educação básica brasileira

Quais as informações disponíveis?

Para cada escola, cidade, estado e para o Brasil entregamos acesso fácil, rápido e intuitivo a diversos dados educacionais, como a Prova Brasil, o Censo Escolar, Ideb e o Enem. Todos obtidos de fontes oficiais do governo para ajudar você a transformar a educação brasileira. Confira as informações disponíveis, já com “links” diretos para os dados do Brasil.

TIC Educação

– TIC Educação

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), tem a missão de monitorar o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Brasil desde 2005, objetivo cumprido por meio da produção de indicadores sobre o acesso, o uso e a apropriação das TIC em vários segmentos da sociedade. Tais dados servem como insumo para o desenho e o monitoramento de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento da Internet no país.

Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria II da UNESCO, o primeiro centro relacionado ao desenvolvimento de sociedades da informação e do conhecimento. Ligado ao setor de Comunicação e Informação da UNESCO, o Centro contribui para a realização dos objetivos estratégicos da instituição, somando esforços no monitoramento da construção das sociedades da informação e do conhecimento. Desde então, o seu escopo regional de atuação inclui países da América Latina e os de língua portuguesa no continente africano.

As linhas de ação do Cetic.br englobam atividades que contribuem para o debate sobre a importância da medição das TIC para políticas públicas e troca de experiências entre atores-chave que investigam a intersecção dos temas sociedade e tecnologia, além de suas implicações na construção de sociedades do conhecimento.

– Indicadores da TIC Educação

Indicadores produzidos pela Cetic.br          

– Publicações da TIC Educação

Publicações produzidas pela Cetic.br

Banco de dados de desigualdade mundial sobre educação (UNESCO)

– Banco de dados de desigualdade mundial sobre educação (UNESCO)

Esta base destaca influências das circunstâncias, como: etnia, gênero, riqueza e localização, que desempenham um papel importante nas oportunidades de vida e educação.

UNICEF

– UNICEF

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

Banco Mundial

– Banco Mundial

Estatísticas de educação

Todos pela Educação

– Todos pela Educação

Informações educacionais

Fundação Carlos Chagas – FCC

– Fundação Carlos Chagas – FCC

Pesquisa e educação

Painel Educacional

– Painel Educacional

O Painel Educacional fornece informações agregadas a respeito do cenário educacional das Unidades da Federação e dos municípios brasileiros, colaborando para o monitoramento do direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Também disponibiliza os resultados das avaliações aplicadas nos Anos Inicias e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os dados são divididos nas seguintes categorias: trajetória, contexto e aprendizagem, sendo organizados de acordo com as redes de ensino (municipal e estadual). As informações advindas do Painel Educacional têm sua origem no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Censo Escolar da Educação Básica, ambos realizados pelo Inep. A partir dele, é possível ter acesso ao Painel Série Histórica que traz dados sobre as médias e resultados por nível de proficiência tanto das redes estaduais como das municipais.

– Painel Educacional Municipal – dados da Rede Municipal (RM)

– Painel Educacional Estadual – dados da Rede Estadual (RE)

Ir para o conteúdo