– Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
– Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)
O rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional são avaliados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial também pode ser acessado por meio do Enade. (gov.br/inep)
Indicadores de fluxo de ingressantes de cursos de graduação produzidos a partir das informações coletadas pelo Censo da Educação Superior, tendo como forma de análise o acompanhamento longitudinal em uma trajetória cronológica dos estudantes quando ingressam em um curso de graduação até a sua saída, seja por meio da conclusão ou da desistência do curso.
– Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação
Sendo produzida pelo Inep desde 1995, “Sinopse Estatística da Educação Superior” corresponde a um conjunto de tabelas organizadas por tema – sendo também possível consultar as informações por municípios. Os dados disponibilizados fazem referência a instituições, recursos humanos, cursos de graduação presenciais, processos seletivos, matrícula, concluintes, cursos de graduação à distância, cursos sequenciais presenciais e à distância, além das instituições federais, com base nos resultados do Censo da Educação Superior. (gov.br/inep)
– Sinopses Estatísticas do Enade
As Sinopses Estatísticas do Enade começaram a ser produzidas pelo Inep a partir de 2014. Corresponde a um conjunto de tabelas relativas à participação e ao desempenho de estudantes, cursos e Instituições de Educação Superior no exame, além de trazer a compilação das respostas ao Questionário do Estudante. As informações estão organizadas por região geográfica, organização acadêmica e categoria administrativa. (gov.br/inep)
– Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul)
O Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul) é um mecanismo permanente de acreditação regional do Setor Educacional do Mercosul. Seu objetivo é dar garantia pública, na região do Mercosul e dos estados associados, dos níveis de qualidade acadêmicos e científicos dos cursos. Os países participantes são Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
A acreditação segue critérios regionais elaborados por comissões consultivas, sob a coordenação da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana). Esse mecanismo respeita as legislações nacionais, e a adesão por parte das instituições de educação superior é voluntária.
– Rede Ibero-americana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior (Riaces)
A Rede Ibero-americana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior (Riaces), tradução de Red Iberoamericana para el aseguramiento de la calidad em la Educacion Superior, é uma associação de 25 agências de avaliação e acreditação de 18 países ibero-americanos.
Constituem no menor nível de desagregação de dados recolhidos por suas pesquisas estatísticas, avaliações e exames. As informações podem ser obtidas via download, em formato ASCII, e contêm inputs (canais de entrada) para leitura por meio dos softwares SAS e SPSS.
Av. Murilo Dantas, 300 – Bloco A
Farolândia, Aracaju – SE
CEP 49032-490
contato@tiradentesinnovation.com
(79) 3218 2375