Tiradentes Innovation Center

Observatório da Educação Tiradentes - OBET

  1. Home
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Observatório da Educação Tiradentes...
  6. /
  7. Page 2

Observatório da Educação Tiradentes - OBET

Através desse programa especial do Tiradentes Innovation Center, é possível discutir o futuro das profissões e do trabalho. O OBET elabora pesquisas sobre a educação da região, cria e acompanha indicadores educacionais através de metodologias próprias. Os produtos são construídos a partir de grupos de estudo e discussão compostos por equipe interdisciplinar formada por educadores, pesquisadores, empresários, empreendedores, psicólogos e profissionais diversos. O OBET incentiva a busca por informações e as transforma em soluções necessárias para aprimorar a educação.

Áreas de interesse

Tecnologias e indicadores Educacionais

Entender a utilização de recursos tecnológicos para fins pedagógicos e construir indicadores educacionais que refletem a qualidade do processo de ensino e aprendizagem

Educação Formal e não Formal

Compreender e distinguir como acontece o processo da educação formal, metodicamente organizada, e a não formal, aquela que se aprende no mundo da vida.

Edtechs

Conectar com as startups focadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação.

Metodologias de Ensino / Aprendizagem

Compreender as metodologias e as ferramentas que os educadores utilizam para transmitir conhecimentos.

Tecnologias Sociais

Como usar ferramentas tecnológicas para solucionar problemas sociais.

O Observatório da Educação Tiradentes tem como objetivos:

  • Levantar dados e desenvolver pesquisas sobre a situação da educação no nordeste do Brasil, preferencialmente nos estados onde o Grupo Tiradentes atua, desde sua perspectiva histórica aos dias atuais.
  • Usar a estrutura e parceiros do Tiradentes Innovation Center como apoio e laboratório de pesquisa em educação;
  • Apoiar startups no sentido produzir metodologias e instrumentos de validação e avaliação de produtos educativos;
  • Apoiar pesquisas sobre Tecnologias educacionais.
  • Produzir dados para apoiar as políticas públicas, os empreendimentos e pesquisas em criatividade, inovação e tecnologias na educação;
  • Formar professores para uso de novas metodologias mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação;
  • Apoiar startups no sentido produzir metodologias e instrumentos de validação e avaliação de produtos educativos;

Fique por dentro dos principais Indicadores Educacionais do Brasil.

O Observatório da Educação Tiradentes – OBET realizou uma curadoria dos principais indicadores educacionais do Brasil com o intuito de reunir, em um único espaço, uma quantidade significativa de dados relacionados à área da educação. Aqui será possível encontrar dados específicos de cada indicador. Aproveite essas fontes de pesquisa para analisar e conhecer melhor a educação brasileira.

Alguns links podem ser modificados pelos proprietários dos dados, caso encontre algum link quebrado, favor comunicar.

Nossos Projetos

Confira os projetos do Observatório da Educação Tiradentes.

Professores ligados aos projetos

Conheça os professores e pesquisadores participantes do Observatório da Educação Tiradentes.

Simone Amorim

Área de atuação:

Pesquisadora

Equipe

Coordenador

Pesquisador

Pesquisador

Pesquisadora

Pesquisador

Informação de pessoal

Alexandre Chagas

Pesquisador

Doutor em Educação, PPED/Universidade Tiradentes; Mestre em Educação (PPED/Universidade Tiradentes). Pós-graduado em: Docência e Tutoria em EAD e Gestão de marketing; e com graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes (2000). É professor do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes ? Unit. Com experiência de 17 anos na elaboração e produção de material didático para EAD. Editor Gerente do Portal de Periódicos do Grupo Tiradentes com 14 revistas, especialista em sistema de submissão SEER (OJS) e processo editorial de periódicos e livros. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/UNIT/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). Tem experiência na área da Educação e Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, redes sociais digitais (educação e comunicação), cibercultura, aprendizagem significativa e ativa, marketing, comportamento do consumidor, diagramação jornal/revista/boletins e marketing digital.

Informação de pessoal

Ronaldo Linhares

Coordenador

Professor Titular Nível II do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Tiradentes e professor da Rede Estadual de Educação de Sergipe. Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (1986), Especialização em Educação Tecnológica pelo/IFMG, com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós Doutoramento pela Universidade de Aveiro/Portugal. Membro da ABT, da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). Coordenador do Núcleo de Criatividade, Inovação & Tecnologia na Educação Básica, do Simpósio Internacional de Educação e Comunicação e do Grupo de Pesquisa em Educação, comunicação e Sociedade CNPQ/UNIT. Desenvolve e orienta pesquisas em Educação, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação docente para uso das TDIC, letramento informacional e multimidiatico, criatividade, invoação e tecnologias na educação básica.

Informação de pessoal

Domingos Machado

Presidente do Conselho de Administração do Tiradentes Innovation Center

Presidente do Conselho de Administração do Tiradentes Innovation Center. Atualmente é também Vice-Presidente de Estratégia, Internacionalização e Inovação do Grupo Tiradentes, membro fundador da Associação de Gestores de TI do Estado de Sergipe(CIO-SE), Conselheiro da BETT Educar, Coordenador/membro do Movimento Inova+Sergipe, Coordenador da MetaRed Brasil/CiberSegurança, membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann.

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes e em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui experiência e foi Diretor de Tecnologia da  Informação, professor, pró-reitor de graduação da Universidade Tiradentes e Diretor de Inteligência Competitiva no Grupo Tiradentes.

Informação de pessoal

Simone Amorim

Pesquisadora

Simone Silveira Amorim é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes/UNIT, em Sergipe. Pesquisadora do ITP/SE e do Tiradentes Institute/Boston. Tem Pós-doutorado em educação (2018), sob a supervisão da Profa. Dra. Felicia Wilczenski, na University of Massachusetts, Boston. É Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e Mestre em Educação (2006) pela mesma instituição. É pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, também pela Universidade Federal de Sergipe (2008). É Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD) do Grupo Tiradentes (GT), coordenou o Programa de Formação Continuada de Professores (PFDED) do Grupo Tiradentes e coordena o Programa de Formação Docente na Era Digital (PFDED) do Grupo Tiradentes. É associada à Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e à Comparative and International Education Society. É líder do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas e integrante do Núcleo de Estudos de Cultura da UFS/NECUFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, biografia, século XIX, ensino de Inglês, formação e profissionalização docente.

Informação de pessoal

Cassius Gomes

Pesquisador

Possuo Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IBILCE – UNESP – www.ibilce.unesp.br ) (dez/2001) e mestrado em Matemática Aplicada e Computacional pelo Departamento de Ciências da Computação e Estatística (DCCE) pela mesma universidade (fev/2004). Atualmente sou professor adjunto III da Universidade Tiradentes (UNIT www.unit.br).

No período de fevereiro de 2008 a janeiro de 2012 fui professor do núcleo de ensino à distância (UNIT EAD) da Universidade Tiradentes. Também possuo conhecimento dos softwares SCILAB, MATLAB e das linguagens de programação Python e R. Além disso, tenho as certificações nível 1, 2 e trainner na plataforma Google for Education. Atualmente sou Pesquisador Sênior da ID Learning Data Analytic (learningdata.com.br).

Pular para o conteúdo